quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Filme: Viagem À Lua

Quem nunca viu essa foto da Lua?
 Vamos um pouco para a parte culta e erudita do blog, não que eu seja um cara bem informado, mas é bom eu recapitular aqui um pouco que eu tento aprender nas aulas. "Le Voyage Dans La Lune" ou Vigem À Lua traduzido para o português, é um filme de 1902. Sim, 1902, e que teve a direção, produção, roteiro e atuação de um lunático chamado George Méliès.

Bigode de Respeito
 Esse francês calvo com bigode vistoso era um grande apaixonado por ilusionismo, e quando ao invés de gastar o dinheiro que possuía para fazer uma faculdade, achou melhor comprar um teatro - O grande e que eu nunca ouvi falar Théatre Robert-Houdin, que pertencia ao famoso ilusionista também desconhecido por mim Jean-Eugène Robert-Houdin - e começou a fazer seus ilusionismos que ninguém dava a mínima.
 Até que em um sábado, no dia 28 de Dezembro de 1895, este humilde homem foi para o Grand Café onde 2 irmãos também bem lunáticos conhecidos como Irmãos Lumière estavam mostrando um tal de cinematógrafo onde eles reproduziam a "Saída da Fabrica Lumière em Lyon". Méliès logo se interessou e viu que poderia inovar seus truques com essa maravilhosa invenção.
 Então com a ajuda de um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert William Paul (sinceramente gostaria de ter esse nome) Méliès começou a sair filmando o cotidiano dos cidadães de Paris, e quando a câmera parou de repente sem parar a movimentação das pessoas, ele reparou que a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando, e o dito cujo descobriu que poderia usar essa técnica de parar filmagens e voltar logo depois para ações diferentes, e sujeito esperto que era, usou a favor de seu ilusionismo e assim criou o stop-action.
 Como também criou o storyboards, além de ser um ótimo desenhista e ter desenhado todos os cenários de seus filmes, Méliès é considerado o "Pai dos Efeitos Especiais" e talvez se não fosse por ele o cinema teria existido muito tempo depois, porque se dependesse dos Lumière as coisas não iriam muito para a frente não. Realmente um homem a frente do seu tempo. Mas vamos falar do Filme:
 Le Voyage Dans La Lune não foi criado por acaso, ele foi baseado em dois livros de sua época: Da Terra à Lua de Julio Verne e Os Primeiros Homens na Lua de H. G. Wells, e possui em torno de 15 minutos de duração, o que para a época era bastante, e conta a história de 5 astrônomos que vão para a lua em uma capsula que parece uma bala a partir de um lançamento de um canhão. Chegando lá são capturados por bichos estranhos que vivem lá e ocorre uma fantástica batalha de efeitos especiais (para a época era MUITO bom) e o resto você confere a seguir:

Essa versão é remasterizada e completamente pintada a mão exibida na França em 2002/2003, obviamente a versão original é preta e branca e sem som.

Curiosidades: Martin Scorsese, grande apaixonado por cinema, faz menção desse filme em A Invenção de Hugo Cabret, onde o ator que interpreta Méliès é completamente igual ao original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário